A truculência do presidente Hugo Chávez, ao cassar a concessão da mais antiga e popular rede de televisão da Venezuela, Radio Caracas Televisión (RCTV), provocou um incidente diplomático com o Brasil.
Depois que o Senado aprovou moção pedindo que o governo venezuelano voltasse atrás, Chávez acusou o Congresso Nacional brasileiro de ser um "papagaio dos Estados Unidos". Disse que era mais fácil "o império português se reinstalar em Brasília do que governo da Venezuela devolver a concessão à oligarquia".
O Itamaraty convocou o embaixador venezuelano em Brasília para exigir explicações.
Em Londres, onde assistiu ao empate entre Brasil e Inglaterra em 1-1 no novo estádio de Wembley, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou que "o Chávez tem de cuidar da Venezuela assim como eu cuido do Brasil e o Bush dos EUA".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário