O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, acusou ontem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar dos Estados Unidos, Canadá e Europa, de "uso desproporcional" força, responsabilizado-a pela morte de civis na luta contra a milícia dos Talebã (Estudantes). A OTAN anunciou a morte de 60 rebeldes talebã numa grande ofensiva junto à fronteira com o Paquistão.
Pelo menos 25 civis morreram Gerechk, na província de Helmand, no Sul do Afeganistão, um dos redutos dos talebã.
"Não se combate o terrorismo disparando um canhão a 30 quilômetros de distância", reclamou Karzai. "Isto está definitivamente destinado a causar baixas civis".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário