Em mais uma batalha da chamada 'guerra das papeleiras', manifestantes argentinos bloqueiam hoje as três pontes que ligam o país ao Uruguai, em protesto contra a construção de uma fábrica de papel e celulose em Fray Bentos, do outro lado do Rio Uruguai. Eles denunciam a ameaça ao meio ambiente e a violação do Estatuto do Rio Uruguai.
O bloqueio deve ser repetido amanhã nas horas de maior fluxo de turistas, que deve ser grande porque segunda-feira é feriado na Argentina.
Há três pontes entre os dois países sobre o Rio Uruguai, ligando as cidades argentinas de Concordia, Colón e Gualeguaychú, respectivamente, com as uruguaias Salto, Paysandú e Fray Bentos. Em Colón e Concordia, os bloqueios são temporários, mas a fronteira de Gualeguaychú, diante da qual a empresa finlandesa Botnia está construindo a fábrica, está sendo bloqueada desde 20 de novembro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário