A União por um Movimento Popular, o partido conservador do presidente Nicolas Sarkozy, terá entre 340 e 380 deputados na Assembléia Nacional da França, de 577 cadeiras, indicam as primeiras estimativas dos institutos de pesquisa, depois do início da apuração do segundo das eleições legislativas, realizadas hoje.
O principal bloco de oposição, reunindo o Partido Socialista, o Partido Comunista Francês e os Verdes, terá de 190 a 230 deputados. A esquerda saiu melhor do que esperado, sinal de que seus eleitores se mobilizaram diante da perspectiva de mais uma vitória avassaladora do sarkozismo.
Já o Movimento Democrático, do centrista François Bayrou, terceiro colocado no primeiro turno da eleição presidencial, conquistou apenas duas ou três cadeiras.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário