terça-feira, 5 de junho de 2007

Bernanke: maior risco é de inflação

O presidente do Federal Reserve Board (Fed), o banco central americano, Ben Bernanke, declarou hoje que a economia dos Estados Unidos está em recuperação e que o maior risco é de inflação.

"Nos últimos 12 meses, o produto interno bruto dos Estados Unidos cresceu a uma taxa média de 2%. O crescimento no primeiro trimestre do ano foi contido por alguns fatores - notadamente a queda nos estoques, o aumento do déficit comercial e dos gastos federais com defesa - que podem ser pelo menos parcialmente revertidos", disse o presidente do Fed.

Bernanke reconheceu que "o ajuste no setor habitacional ainda está em andamento" mas não observa um impacto maior da crise imobiliária na economia americana como um todo. Nos próximos meses, o Fed espera que "a economia avance num ritmo moderado, próximo ou ligeiramente abaixo da taxa de tendência de crescimento da economia".

Geralmente os economistas consideram que a taxa "natural" de crescimento sustentável da economia americana, sem criar problemas nem de estagnação ou recessão nem de superaquecimento e inflação, é de 3%.

Leia a íntegra do pronunciamento de Bernanke.

Nenhum comentário: