O líder do Batasuna, partido político ligado ao grupo terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade), Arnaldo Otegi, foi para a cadeia hoje, depois que o Tribunal Supremo da Espanha confirmou sua condenação a um ano e três meses de prisão por "apologia do terrorismo".
Otegi foi detido por ordem da Procuradoria Nacional quando ia para um hotel em San Sebastián, na região basca espanhola. Um porta-voz do Batasuna considerou "uma detenção de máxima seriedade".
A ETA luta pela independência do país basco, que uniria províncias bascas da Espanha e da França. Em 23 de março de 2006, declarou um "cessar-fogo permanente", depois de 38 anos de luta em que cerca de 900 pessoas foram mortas.
O primeiro-ministro socialista José Luis Rodríguez Zapatero abriu então diálogo com o movimento separatista basco, iniciando um processo de paz. Mas, em 30 de dezembro do ano passado, a explosão de uma bomba que matou dois funcionários do Aeroporto de Barajas, em Madri, acabou com o cessar-fogo.
Leia mais detalhes sobre a prisão de Otegi no jornal espanhol El País.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário