Durante a reunião do Grupo dos Oito em Heiligendamm, na Alemanha, os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da Rússia, decidiram hoje cooperar no desenvolvimento de sistemas de defesa antimíssil, aliviando a tensão e os discursos que lembravam o período da Guerra Fria (1945-91), a confrontação estratégica entre EUA e União Soviética.
"Temos um entendimento sobre ameaças comuns, mas temos diferenças", declarou Putin. "As diferenças estão nos meios e métodos para superar essas ameaças".
Putin propôs que o sistema incorpore um satélite que a Rússia aluga no Azerbaijão, dizendo que assim "a Europa estaria protegida", sugerindo que os mísseis inimigos poderiam vir do Oriente Médio.
"Eles não são uma ameaça", afirmou o presidente Bush. "É melhor trabalhar junto do que criar tensões. O que temos de descobrir é maneira de trabalhar juntos".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quinta-feira, 7 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário