sábado, 30 de junho de 2007

Carro pegando fogo atinge aeroporto na Escócia

Um veículo utilitário esportivo pegando fogo foi jogado hoje contra o terminal de passageiros do aeroporto de Glasgow, a maior cidade da Escócia. Testemunhas viram o esquadrão antiterrorista da Scotland Yard lutando contra ocupantes do carro. Dois suspeitos foram presos.

Mais tarde, a polícia informou que o homem que saiu do carro com as roupas em chamas morreu a caminho do hospital.

Como a polícia britânica desativou ontem dois carros-bomba no centro Londres, o Reino Unido está em alerta máximo contra o terrorismo. Explosões coordenadas são a marca registrada dos atentados da rede terrorista Al Caeda.

Há quase dois anos, em 7 de julho de 2005, o sistema de transporte de Londres foi atacado por terroristas, em atentados que provocaram a morte de 52 pessoas e quatro terroristas suicidas. Inicialmente, pensou-se que era uma célula terrorista autônoma constituída por muçulmanos britânicos. Mas as investigações reveleram que eles tinham recebido treinamento terrorista no Paquistão de um grupo ligado a Al Caeda.

Na Espanha, cerca de 3 mil pessoas foram retiradas às pressas hoje do aeroporto de Ibiza, uma das Ilhas Baleares, por causa de uma suposta de bomba depois de uma denúncia anônima de bomba feita ao jornal basco Gara, um dos porta-vozes do movimento separatista basco ETA (Euskadi ta Askatasuna, que significa Pátria Basca e Liberdade).

Nenhum comentário: