quinta-feira, 21 de junho de 2007

Sarkozy apresenta suas principais metas

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, recebeu ontem no Palácio do Elizeu os deputados eleitos pelo seu partido, a União por um Movimento Popular, para apresentar suas metas de governo.

"Os franceses nos confiar por cinco anos a responsabilidade de escrever a História da França", declarou Sarkozy. Tudo o que prometi mudar, mudarei. Tudo o que prometei reformar, reformarei".

• Salário Mínimo: uma "comissão de notáveis" vai examinar a revalorização do salário mínimo, que a candidata presidencial socialista prometeu elever de 1.250 para 1.500 euros. O presidente pretende introduzir "um pouco de racionalidade econômica" na discussão sobre salário mínimo. Ele teme que um forte aumento tenha um efeito negativo sobre o emprego de trabalhadores sem qualificação.

• Moralização da Vida Econômica: uma "lei de moralização da vida econômica" será aprovada "rapidamente", anunciou Sarkozy, considerando que "a situação atual é insustentával". "Nenhum sistema econômico pode funcionar sem um mínimo de moral", declarou o presidente, referindo-se à especulação financeira.

• Equilíbrio Orçamentário: "O objetivo é atingir o equilíbrio orçamentário em cinco anos e reduzir a dívida pública a 60% do produto interno bruto". Ela está hoje em 68%, acima do limite estabelecido para a convergência econômica necessária à adoção do euro, em 1999. O presidente ressalva que pretende equilibrar as contas públicas "sem reduzir o crescimento nem impedir a realização das grandes reformas estruturais que se impõem".

• Imposto de Valor Agregado Social: "Se o IVA social contribuir para frear as desterritorializações, para o emprego, para o cresciemtno, não penalizar o poder de compra, então faremos o IVA social... Abster-se sobre o IVA social e olhar a passagem do trem da desterritorialização será não apenas uma falha econômica, mas uma falha moral e política". O IVA social será testado e, se der certo, será generalizado.

• Carga Fiscal: "Todo o sistema de impostos franceses serão revistos para encorajar o trabalho, a produção e o investimento", afirmou Sarkozy, prometendo uma "redada nos nichos fiscais". Ele quer ainda "reduzir sistematicamente o IVA sobre produtos ecológicos até caírem a 5,5%".

• Reforma do Estado: "Faremos um profundidade e faremos até o fim", declarou o chefe de Estado francês, avisando que ele mesmo vai "pilotar diretamente" esta reforma. "Não é apenas o rigor, é uma coisa mais ambiciosa... fazer do Estado um ator da mudança".

• Pré-Aposentadorias: na França, os trabalhadores entre 55 e 65 anos ameaçados de demissão podem ser pré-aposentados, passando a trabalhar meio turno em troca de um salário menor, recebendo em troca parte da pensão de aposentado a que teriam direito aos 65 anos. Sarkozy quer acabar "o mais rapidamente possível" com as pré-aposentadorias.

• Franquia Médica: "Para financiar as despesas de saúde, será necessário um esforço suplementar", explicou o presidente. Ele apóia a ampliação do papel das empresas de seguro-saúde.

•"Grandes Trincheiras": a luta contra o câncer e o Mal de Alzheimer estão entre as prioridades.

• Poder de Compra: para o presidente, a França tem "um problema de poder de compra. Os preços são muito altos e os salários muito baixos".

• Desenvolvimento Sustentável: na sua opinião, "não é somente uma política de proteção e de precaução, mas uma política de produção que vai estimular o crescimento".

Nenhum comentário: