terça-feira, 12 de junho de 2007

Fatah deixa governo palestino de união nacional

A Fatah (Luta), principal partido da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), abandonou hoje o governo palestino de união nacional formado há três meses com mediação da Arábia Saudita, em meio a uma guerra civil em que pelo menos 43 pessoas em confrontos com o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

Até as casas do presidente palestino, Mahmoud Abbas, da Fatah, e do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Hamas, foram atacadas. A Fatah acusou o Hamas de tentativa de golpe de Estado.

A tensão entre os dois principais partidos políticos palestinos aumentou quando o Hamas ganhou as eleições legislativas de 25 de janeiro de 2006, conquistando o direito de formar o governo semi-autônomo na Faixa de Gaza e em áreas da Cisjordânia devolvidas por Israel. Desde então, cerca de 600 pessoas foram mortas no conflito interno palestino.

Numa mudança da posição histórica de Israel, o primeiro-ministro Ehud Olmert admitiu a intervenção de uma força internacional de paz na Faixa de Gaza para conter a violência entre palestinos.

Com a escalada da violência, a Autoridade Nacional Palestina está à beira do colapso.

Nenhum comentário: