Pelo menos 30 palestinos foram mortos hoje na guerra civil palestina em que militantes da Fatah (Luta), principal partido da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), e do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) se enfrentam. O Hamas está conquistando a Faixa de Gaza. Tomou hoje um quartel das forças de segurança palestinas no Sul do território, matando 11 pessoas.
O total de mortes nos últimos dias já se aproxima de 80. A situação está ficando totalmente fora de controle. Desde que o Hamas venceu as eleições legislativas de 25 de janeiro de 2005 e conquistou o direito de liderar o governo semi-autônomo palestino, já passam de 600 mortes.
Como o Hamas prega a luta armada e a destruição de Israel, é considerado um grupo terrorista, Israel, Estados Unidos e União Européia suspenderam a ajuda ao governo palestino. Isso agravou a situação interna nos territórios se
Israel e a Dinamarca advertiram que uma vitória do Hamas dificulturá a criação de um Estado palestino, informa o jornal libanês Daily Star.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário