A União por um Movimento Popular, o partido conservador do presidente Nicolas Sarkozy, venceu o primeiro turno das eleições legislativas na França com 46%-47% dos votos.
Em segundo, ficou o Partido Socialista, com 28% a 29% dos votos, com o Movimento Democrático, do candidato presidencial centrista François Bayrou, recebendo 6,5%-7,5% dos votos, bem abaixo dos 18% obtidos por seu líder no primeiro da eleiçãõ presidencial.
A Frente Nacional, neofascista, teve 5% dos sufrágios e a extrema esquerda apenas 3%.
Esses resultados projetam uma maioria de 405 a 445 deputados para a UMP na Assembléia Nacional, de 577 cadeiras. O segundo turno será realizado no próximo domingo, 17 de junho.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário