Centenas de soldados turcos invadiram hoje o Norte do Iraque para perseguir guerrilheiros curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que atacam a Turquia a partir de bases no Iraque. Um oficial disse que as tropas voltaram para seus quartéis no final do dia. Já o Ministério do Exterior turco negou qualquer participação do país em operações no Iraque.
Os oficiais turcos descreveram a ação como uma "perseguição quente" e não uma "incursão". Mas pelo menos 600 comandos entraram até três quilômetros do território iraquiano.
"Não houve nada disso. Não entramos em país nenhum. Se uma coisas dessas acontecer, vamos avisar", reagiu o ministro do Exterior, Abdullah Gul. "Estamos numa guerra contra o terror, faremos o que for necessário para combater o terrorismo".
Com mais de 20 milhões de habitantes, os curdos são o maior povo do mundo sem um país. Eles se dividem entre Turquia, Síria, Irã e Iraque. A maior parte está na Turquia. Agora, com a situação caótica criada pela invasão americana no Iraque, grupos guerrilheiros curdos da Turquia instalaram bases em território iraquiano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário