A fuga de zimbabueanos para a África do Sul, diante do colapso da economia do Zimbábue, está criando problemas para os dois países. Eles tentam escapar da opressão, do desemprego e da hiperinflação.
Cerca de 3,9 mil imigrantes ilegais vindos do Zimbábue são expulsos por semana da África do Sul, informa a Organização Internacional de Migração, citada sábado no jornal americano The New York Times.
É 40% mais do que no segundo semestre de 2006 e seis vezes mais do que no final de 2003.
O dólar do Zimbábue perdeu mais da metade do valor na semana passada, quando o banco central entrou no mercado comprando dólares, o que aumentou a corrida para a moeda americana. A inflação está em 9.000% ao ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário