A aliança liderada pelos Estados Unidos matou pelo menos 36 pessoas, sendo 16 civis e 20 milicianos, hoje, depois de ser duramente atacada pelo Exército Mehdi durante operações de busca na província de Maiçã, no Sul do Iraque, que faz fronteira com o Irã, por onde estariam sendo contrabandeadas armas para insurgência.
O governo iraquiano revelou que uma série de grandes operações foi lançada tendo como alvo focos da insurgência ao redor da capital. No sábado, o general David Petraeus, comandante militar americano no Iraque, anunciou ter iniciado uma ofensiva contra militantes da rede terrorista Al Caeda.
Soldados dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Iraque participaram das ações em Amara, capital da província de Maiçã, e na cidade vizinha de Majar al-Cabir. Um porta-voz militar britânico declarou que as operações foram autorizadas pelo primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, e que as forças britânicas tiveram um papel de apoio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário