No ataque mais mortífero em dois meses no Iraque, um caminhão bomba explodiu hoje no centro de Bagdá, matando pelo menos 78 pessoas e ferindo outras 200, num atentado atribuído à rede terrorista Al Caeda porque ocorreu perto de uma mesquita xiita. Teria sido uma retaliação por ataques contra mesquitas sunitas que se seguiram ao segundo atentado contra a Mesquita Dourada de Samarra, um dos mais importantes santuários xiitas.
A destruição da cúpula dourada da mesquita, em 22 de fevereiro do ano passado, transformou o conflito sectário entre árabes sunitas e árabes xiitas no Iraque numa guerra civil.
Este novo e brutal atentado coincide com o início, ontem, de uma operação contra bastiões da Al Caeda nos arredores da capital iraquiana, com a participação de 10 mil soldados americanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário