O escritório de advocacia do ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani, pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, fez durante anos lobby para a Citgo Petroleum Corporation, de Houston, no Texas. É a subsidiária americana da empresa estatal Petroleos de Venezuela S. A. (PdVSA), controlada com mão-de-ferro pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, desde a greve do final de 2002 e início de 2003.
Como Chávez apresenta-se hoje como o maior inimigo dos EUA na América Latina, o jornal The New York Times acredita que isso possa prejudicar a candidatura de Giuliani, que lidera hoje as pesquisas entre os republicanos na corrida à Casa Branca, com 55% dos votos contra 35% para o senador John McCain.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário