quinta-feira, 15 de março de 2007

Potências mundiais fazem acordo para pressionar Irã

As cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha chegaram a um acordo sobre um anteprojeto de resolução para impor sanções mais duras ao Irã, revela hoje o jornal Los Angeles Times. Esse país nega-se a cooperar com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a suspender seu programa de enriquecimento de urânio, suspeito de ser parte do desenvolvimento de armas atômicas.

O anteprojeto, apresentado hoje aos demais integrantes do Conselho de Segurança proíbe as exportações de armas do Irã e expande a lista de pessoas e organizações que terão seus ativos congelados por causa de seus laços com as atividades nucleares do Irã, e propõe que "governos e instituições financeiras não ofereçam empréstimos, doações ou ajuda financeira ao Irã, a não ser para propósitos humanitários e desenvolvimentistas. Não inclui restrições a créditos para exportação, como previsto inicialmente.

Para vencer a relutância da China e da Rússia, o anteprojeto não impõe restrições a viagens de indivíduos ligados ao programa nuclear iraniano. Também permite a venda de armas convencionais ao Irã.

Nenhum comentário: