A Rússia advertiu o Irã de que vai suspender o fornecimento de combustível nuclear para a usina atômica de Bushehr, que ajudou a construir, se a república islâmica não parar de enriquecer urânio, como exige o Conselho de Segurança das Nações Unidas, informa hoje o jornal The New York Times.
Teria sido uma dura advertência. "Consideramos essa decisão russa muito importante", comentou um diplomata europeu. "Mostra que nosso desacordo com a Rússia em torno do programa nuclear iraniano é tático. Os russos também não querem um Irã com armas atômicas".
Os Estados Unidos já teriam planos para bombardear as instalações nucleares iranianas, se não houver um acordo para desativar o programa atômico da república dos aiatolás.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário