O parlamento palestino acaba de aprovar a formação de um governo de união nacional, sob a liderança do presidente Mahmoud Abbas, da Fatah, e do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). Mas Israel apelou à sociedade internacional pedindo que mantenha o boicote porque o Hamas não abandonou a luta armada nem reconhece a existência de Israel.
Abbas pediu uma chance ao governo israelense. Segundo a TV BBC Internacional, Israel está procurando uma forma de se aproximar do novo governo. Desde a vitória do Hamas nas eleições parlamentares de 25 de janeiro do ano passado, os Estados Unidos e a Europa suspenderam a ajuda à Autoridade Nacional Palestina, e Israel parou de transferir a renda de impostos cobrados nos territórios ocupados, sob a alegação de que o dinheiro poderia financiar ações terroristas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sábado, 17 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário