sábado, 10 de março de 2007

Europa quer reduzir emissões em 20% até 2020

Os líderes da União Européia decidiram ontem combater o aquecimento global cortando as emissões dos gases que provocam o efeito estufa em 20% e retirar pelo menos 20% de sua energia de fontes alternativas até 2020. É uma vitória pessoal de Angela Merkel, chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, que ocupa a presidência rotativa da UE até a metade do ano.

"Podemos evitar o que seria uma catástrofe para a humanidade", festejou a chanceler alemã.

A UE fará uma nova proposta quando vencer o Protocolo de Quioto, em que 46 países se comprometeram a reduzir em 5% entre 2008 e 2012 as emissões dos gases que provocam o efeito estufa. Quer que os países ricos cortem suas emissões em 30%. Mas os Estados Unidos nunca aderiram ao protocolo e exigem que os grandes países em desenvolvimento, como China e Índia, tenham de se submeter às mesmas restrições impostas aos países ricos.

Pela lógica do Protocolo de Quioto, o ônus do corte de emissões cabe aos países ricos, que poluíram a atmosfera em seu desenvolvimento industrial.

Merkel sugeriu a seus colegas europeus que incentivem a substituição das lâmpadas de filamento pelas lâmpadas mais econômicas. A Europa vai seguir o exemplo da Austrália, que decidiu aposentar as lâmpadas criadas em 1879 por Thomas Alva Edison.

Nenhum comentário: