Os Estados Unidos autorizaram a liberação de US$ 25 milhões do regime comunista da Coréia do Norte que estavam congelados no Banco Delta Asia, em Macau, na China, desde outubro de 2005. É mais uma concessão à ditadura stalinista de Pionguiangue para que não rompa o acordo em que prometeu desligar o reator nuclear de Ionguibiom, considerado o primeiro passo para que a Coréia do Norte abandone seu programa nuclear e não tenha um arsenal atômico.
Como os EUA acusavam o regime norte-coreano de lavagem de dinheiro de tráfico de armas e drogas, e de falsificação de dólares, um ex-assessor criticou o governo George W. Bush: "O crime compensa".
“Chris Hill [o principal negociador americano] e o presidente gostam de metáforas com beisebol", criticou David Asher. "Que tal: Kim Jong Il 10 x 0 EUA? Essa é uma ação de política externa baseada na fé. O pecador Kim Jong Il está sendo perdoado de seus pecados antes mesmo de se banhar em água benta."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário