sexta-feira, 23 de março de 2007

Irã detém 15 fuzileiros navais britânicos

O Reino Unido exige a libertação imediata de 15 fuzileiros navais britânicos detidos pelo Irã quando patrulhavam o Golfo Pérsico e o Chat al-Arab, o Rio dos Árabes, estuário formado pelos rios Tigre e Eufrates, uma região estratégica por onde passam 85% das exportações de petróleo do Iraque.

As forças britânicas que controlam o Sul do Iraque afirmam que os fuzileiros navais estavam em águas territoriais iraquianas combatendo o contrabando e a infiltração de terroristas. O Irã os acusa de ter invadido suas águas territoriais.

Em entrevista à TV BBC, o coronel reformado Bob Stewart, um consultor de segurança com experiência na força de paz na Bósnia-Herzegovina, previu que os britânicos sejam libertados em breve, sem maiores problemas. Mas o incidente mostra a tensão crescendo entre o Irã e a aliança anglo-americana que ocupa o Iraque.

Neste sábado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve aprovar o endurecimento das sanções contra a república islâmica, suspeita de estar desenvolvimento armas nucleares.

Nenhum comentário: