quinta-feira, 22 de março de 2007

EUA e UE divergem sobre liberalização aérea

Os Estados Unidos e a União Européia anunciaram hoje um acordo para liberalizar a aviação comercial. A partir de março do próxmo ano, as companhias aéreas americanas e européias poderão operar livremente as rotas internacionais transatlânticas. Mas horas depois do anúncio feito por ministros entusiasmados, líderes políticos dos dois lados do Oceano Atlântico manifestaram dúvidas sobre a segunda etapa do acordo Espaço Aberto.

O ministro dos Transportes britânico, Douglas Alexander, insistiu em Bruxelas que objetivo da UE é a liberalização total da aviação comercial, sem restrições sobre controle e propriedade das companhias aéreas, em vez de uma simples liberalização das rotas transatlânticas.

Se a segunda etapa da liberalização não for aprovada até 2010, a UE "retiraria automaticamente todos os direitos de tráfego, a não ser que decida unanimemente não fazer isso", declarou Alexander, afirmando que o Reino Unido terá o direito, em 2010, de restabelecer as restrições que as empresas americanas enfrentam hoje. "Isso envia um sinal claro aos EUA de que falamos sério".

Nenhum comentário: