O pau está quebrando na Dinamarca, um país de altíssimo nível de vida geralmente associado à paz social do modelo social-democrata europeu. Mas há três noites a polícia enfrenta jovens rebeldes que se negam a deixar um Centro de Juventude que invadiram. É um lugar histórico que foi visitado por Lenin, o líder da Revolução Bolchevique.
Cerca de 30 pessoas foram presas ontem à noite, quando jovens anarquistas fizeram barricadas de fogo ao redor do prédio. Ao todo, 643 jovens foram presos, entre eles anarquistas da outras países da Europa e dos Estados Unidos.
Por trás de tudo, está o destino do Christiania, o bairro hippie de Copenhague, que o governo conservador dinamarquês tenta acabar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário