O julgamento de 14 suspeitos da guerra contra o terrorismo transferidos no ano passado de prisões secretas da CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) começa nesta sexta-feira no tribunal militar especial do centro de detenção da base naval dos Estados Unidos em Guantânamo, em Cuba, sem a presença incômoda de jornalistas.
Entre eles, está Khaled Cheikh Mohammed, supostamente o idealizador dos atentados de 11 de setembro de 2001. Outro nome importante é Abu Zubaida, um palestino criado na Arábia Saudita que era o elo de ligação entre Ossama ben Laden e outras células terroristas da Al Caeda antes de ser preso no Paquistão em 2002.
Nenhuma palavra das audiências será revelada publicamente até que o governo divulge uma transcrição dos procedimentos do tribunal especial editada para censurar material considerado perigoso para a segurança nacional dos EUA, anunciou o porta-voz do Departamento da Defesa (Pentágono), Bryan Whitman.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário