O orçamento das Forças Armadas da China vai aumentar 18%, chegando a US$ 45,3 bilhões, 7,5% do orçamento nacional. A questão começa a ser discutida amanhã, no primeiro dia de reunião este ano do Congresso Nacional do Povo, o parlamento chinês. Os Estados Unidos acusam o regime comunista chinês de gastar com defesa pelo menos três vezes mais do anuncia oficialmente. Seja como for, é muito menos do que os cerca de meio trilhão gastos pelos EUA.
Outros temas importantes estão na pauta do Congresso, como uma nova lei de propriedade e mais instrumentos jurídicos para controlar o florescente capitalismo chinês.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário