O ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani, que posou como presidente em 11 de setembro de 2001, enquanto o presidente George W. Bush se escondia, lidera com folga a disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2007, indica uma nova pesquisa divulgada hoje pelo jornal The Wall Street Journal e a rede de televisão NBC.
Giuliani ficou famoso como promotor de Justiça por combater a máfia ítalo-americana de Nova Iorque. Com a popularidade que conquistou, elegeu-se prefeito da cidade prometendo lutar contra o crime. Sua política de tolerância zero deu resultado. Nova Iorque deixou de ser uma cidade violenta.
Ele tem 55% das preferências contra 34% para o senador John McCain, um veterano de guerra que ficou preso anos no Vietnã.
Entre os democratas, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton está à frente do senador negro Barack Obama por 47% a 39%. Sua vantagem diminui com o avanço de Obama entre os afro-americanos. Ela pode ser a primeira mulher a chegar à Casa Branca. Obama seria o primeiro presidente negro dos EUA.
A pesquisa também revela um grande interesse do eleitorado pela eleição presidencial de 2008.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário