sábado, 24 de março de 2007

ONU endurece sanções contra o Irã

Por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou hoje uma resolução endurecendo as sanções contra a república islâmica do Irã, acusada pelos Estados Unidos e a Europa de estar desenvolvendo armas nucleares.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que prometera ir a Nova Iorque defender seu país, foi representado pelo Ministerio do Exterior, Manouchehr Mottaki. Ele repudiou a decisão como "ilegal, desnecessária e injustificável", alegando que o programa nuclear do Irã é pacífico e que seu país não representa nenhuma ameaça à paz e à seugrança internacionais e, portanto, não se enquadra no mandato deste conselho", nos termos da Carta da ONU.

As novas sanções proíbem o Irã de exportar armas e congela os bens de mais 28 pessoas e organizações envolvidas nos programas nucleares e de mísseis do Irã. Já estava proibida, por uma resolução anterior, aprovada em dezembro, a importação de materiais e tecnologias de uso nuclear. Mas, por pressão da Rússia, o Irã poderá continuar importando armas convencionais.

Nenhum comentário: