Os Estados Unidos dialogaram com representantes do governo do Irã hoje pela primeira vez em muitos anos, numa conferência internacional em Bagdá reunindo as grandes potências mundiais e os países vizinhos do Iraque, com o objetivo de pacificar o país invadido há quatro anos pelos americanos.
Na prática, americanos e iranianos se acusaram mutuamente pela violência no Iraque. Para o Irã, o problema é a ocupação americana. Já os EUA acusam o regime fundamentalista iraniano de financiar e armar milícias xiitas no Iraque.
Ao abrir a conferência, o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, fez um apelo para que o Iraque não se transforme num campo de batalha para outros conflitos, numa referência indireta aos EUA e ao Irã.
A reunião vai preparar uma conferência ministerial sobre a pacificação do Iraque para abril, com seus países vizinhos e as cinco potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário