terça-feira, 6 de março de 2007

Filósofo Jean Baudrillard morre aos 77 anos

O filósofo e cientista social francês Jean Baudrillad, descrito pelo jornal Le Monde como um "observador crítico da sociedade de consumo e do mundo", morreu hoje em Paris aos 77 anos.

Autor de mais de 50 livros, foi também um grande crítico da mídia e da sociedade do espetáculo onde a simulação ou simulacro substitui a experiência real.

Crítico implacável da sociedade de consumo e da vida cotidiana da sociedade industrial, Baudrillard não se enquadrou nem no marxismo ortodoxo nem no da Escola de Frankfurt, onde se destacaram Theodor Adorno, Horkheimer e Walter Benjamin. Era abertamente contra o stalinismo mas também desconfiava do trotskismo e do maoísmo.

Na sua opinião, diz Le Monde, as ideologias, assim como as modas se reduzem a sistemas de signos. E os signos, sejam quais forem, não são mais do que simulacros.

Pessimista, niilista, Baudrillard acreditava que, por causa disso, o ser humano está condenado a viver num mundo de fantasia, na sociedade do espetáculo, onde tudo é simulação. Falta a essência última da realidade. Tentar criar uma nova política ou uma nova teoria social não passa de uma ilusão.

Nenhum comentário: