O novo comandante militar dos Estados Unidos no Iraque, general David Petraus, advertiu hoje em Bagdá que a força armada não será suficiente para pacificar o Iraque e que mais "ataques sensacionais" sejam realizados durante a atual operação para conter a violência na capital iraquiana. Ele defendeu negociações com os grupos rebeldes interessados em participar do processo político.
"Não há soluções militares para um problema como o do Iraque, da insurgência no Iraque", declarou Petraeus em sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo. "A ação militar é necessária para melhorar a segurança... mas não é suficiente". Será preciso negociar com "alguns daqueles que acreditam que não há lugar para eles no novo Iraque".
Para o general americano, cabe ao primeiro-ministro Nuri al-Maliki distinguir os grupos que podem abandonar a luta arma e se juntar ao processo político.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário