Uma onda de ataques rebeldes contra peregrinos xiitas matou pelo menos 149 mortos e feriu outras 200 nesta terça-feira, no Iraque, superando o total de mortos em 3 de fevereiro, quando 127 pessoas morreram e 305 ficaram feridas num atentado suicida com um caminhão-bomba, em Bagdá.
Nesta terça-feira, o pior aconteceu em Hila, a 100 quilômetros ao sul da capital iraquiana. Duas explosões suicidas deixaram 115 mortos e outros 200 feridos. Os peregrinos iam para Carbalá, 80 quilômetros ao sul de Bagdá, no final dos 40 dias de comemorações do aniversário da morte do imã Hussein, morto em 680, numa batalha decisiva para a divisão do islamismo entre sunitas e xiitas.
No pior ataque em meses contra as forças dos Estados Unidos que invadiram o país há quatro anos, seis soldados americanos morreram numa explosão na província de Saladino. Outros três americanos foram mortos por uma bomba na província de Diala.
Pelo menos 3.185 soldados americanos foram mortos desde o início da guerra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário