Num acordo surpreendente, o líder do Partido Unionista Democrático (PUD), reverendo protestante Ian Paisley, e o presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, anunciaram hoje a formação de um governo na Irlanda do Norte, a partir de 8 de maio.
O PUD é o mais radical dos grandes partidos católicos, e por isso ganhou as últimas eleições. Foi contra o chamado Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa, de 1998.
Já o SF é o partido político do Exército Republicano Irlandês (IRA), que lutava contra o domínio britânico sobre a Irlanda do Norte e a unificação da Irlanda. O IRA entregou as armas em 2005 mas Paisley se recusava a formar governo com o SF. Agora, anuncia que vai testar na prática o compromisso de seus ex-inimigos com a democracia.
É mais um sinal da consolidação da paz na Irlanda do Norte.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário