O líder do grupo armado Estado Islâmico do Iraque, Abu Omar al-Baghdadi, foi preso sábado no Oeste de Bagdá, informou o Ministério do Interior iraquiano.
Na semana passada, esse grupo ligado a Al Caeda colocou um vídeo na Internet mostrando a execução de supostos funcionários do Ministério do Interior que teria seqüestrado. Alegou estar vingando o estupro de mulheres sunitas por policiais xiitas.
Al-Baghdadi foi preso horas depois do início de uma operação do Exército do Iraque no distrito de Abu Ghraib, onde fica a mal-afamada prisão onde Saddam trancafiava os inimigos do regime e os americanos torturam presos de guerra, num escândalo que estourou em 2004 e abalou profundamente a autoridade moral dos Estados Unidos no mundo inteiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário