terça-feira, 27 de março de 2007

Árabes relançam plano de paz com Israel

Os ministros do Exterior dos países árabes decidiram em Riad relançar o plano de paz com Israel apresentado há cinco anos pela Arábia Saudita no seu encontro de cúpula na quarta e quinta-feira desta semana.

A proposta é o pleno reconhecimento de Israel em troca da devolução dos territórios árabes ocupados na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

O documento a ser aprovado na cúpula da Liga Árabe pede "a todos os israelenses que aproveitem a oportunidade para voltar a negociações sérias e diretas em todos os níveis". Pede ainda "uma solução justa para os problemas dos refugiados palestinos" que fugiram de suas casas em 1948, quando foi criado o Estado de Israel, "com base na Resolução 194 do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

Essa resolução, aprovada depois da guerra de 1948, diz que "os refugiados que quiserem voltar para suas casas devem ter permissão para isso" e que "devem ser compensados por suas propriedades os que decidirem não voltar".

Israel rejeitou a proposta em 2002, discordando da total devolução dos territórios ocupados, do direito de retorno dos refugiados e da divisão de Jerusalém, que seria a capital de Israel e da Palestina. A maioria dos árabes aprova o plano. A Arábia Saudita está tentando convencer o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), partido fundamentalista que lidera o governo palestino.

Nenhum comentário: