Só 18% dos iraquianos confia nas forças da aliança liderada pelos Estados Unidos que invadiu seu país há quatro anos, indica uma pesquisa realizada pelo jornalo americano USA Today, a rede de televisão americana ABC, a TV pública britânica BBC e a TV alemã ARD. No Norte do país, a confiança chega a 46%, enquanto na capital, Bagdá, quase sem 100% não acreditam nas tropas estrangeiras.
A maioria acredita que a presença militar estrangeira aumenta a insegurança no Iraque mas apenas um terço quer a retirada imediata da coalizão anglo-americana; 86% temem ser atingidos diretamente pela violência.
Nos EUA, só 32% apóiam a guerra no Iraque, indicou pesquisa divulgada pela rede de TV CNN, em contraste com quatro anos atrás, quando quase três quartos da população americana apoiavam a invasão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário