O rei Abdullah, da Arábia Saudita, recebeu hoje em Riad o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, para discutir a paz no Oriente Médio, onde os dois países estão de lados opostos no Iraque e no Líbano, o que fomenta o conflito entre xiitas e sunitas, ameaçando engolfar toda a região.
A Arábia Saudita, sunita, e o Irã, xiita, são as duas potências regionais do Golfo Pérsico. Juntos, detêm 35% das reserva mundiais comprovadas de petróleo. A monarquia saudita é aliada dos Estados Unidos, enquanto para a república islâmica o governo americano é a encarnação do mal.
Ahmadinejad pediu apoio ao sultão para negociar o conflito com os EUA em torno do programa nuclear iraniano, suspeito de desenvolver armas atômicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário