domingo, 18 de março de 2007

Homem mais procurado da Itália é preso no Rio

O ex-guerrilheiro italiano Cesare Battisti, antigo dirigente do movimento Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), ligado às Brigadas Vermelhas, em fuga desde 2004, foi preso hoje no Rio de Janeiro, informa o jornal francês Le Monde. Ele era procurado a pedido da Itália, onde está condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos. A Itália vai pedir sua extradição.

Battisti foi detido à beira-mar, na Avenida Atlântica, em Copacabana, quando uma mulher, Lucie Geneviève Olès, lhe entregava dinheiro. Ele não tinha documentos, os agentes tiraram suas impressões digitais e ele se identificou, não se mostrando supreso com a prisão.

Durante anos, sua presença na França foi tolerada pelos governos François Mitterrand (1981-95), que discordava da natureza excepcional dos tribunais que julgavam os militantes de extrema esquerda, desde que renunciassem à violência. Battisti virou um homem de família e escritor de livros policiais de sucesso.

Fora preso na França em fevereiro de 2004 mas libertado em semanas. Com a ameaça de extradição para a Itália voltou à clandestinidade e fugiu para o Brasil.

O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, espera que o processo de extradição de Battisti do Brasil para a Itália seja rápido.

Nenhum comentário: