sexta-feira, 12 de maio de 2006

Um 'príncipe vermelho' preside a Itália

A expressão acima é do jornal francês Le Monde ao anunciar a eleição pelo Congresso de Giorgio Napolitano para a Presidência da Itália. É o primeiro membro do antigo Partido Comunista Italiano, que durante a Guerra Fria foi o mais poderoso do Ocidente, a ocupar o cargo. Mas sua eleição, com 543 dos possíveis 1.009 votos, é mais uma indicação das dificuldades que terá o futuro primeiro-ministro Romano Prodi.

Prodi, ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Européia, órgão executivo da União Européia, foi eleito em 9 e 10 de abril com uma vantagem de apenas 25 mil votos nas eleições para a Câmara e de apenas dois senadores no Senado.

Agora que a Itália tem um novo presidente, o novo governo deve buscar aprovação do Congresso para assumir oficialmente.

Napolitano, que fará 81 anos em 29 de junho, entrou para o Partido Democrático da Esquerda em 1991, quando o antigo PCI se dividiu entre reformistas e comunistas da velha guarda, que fundaram o Partido de Refundação Comunista. Ambos integram a coalizão de centro-esquerda de Prodi, que terá grandes dificuldades para manter a unidade do governo.

O novo presidente presidiu a Câmara no auge da Operação Mãos Limpas (1992-94), que investigou uma série de escândalos de corrupção, e foi ministro do Interior no governo anterior de Prodi (1996-98). De 1999 a 2004, foi deputado do Parlamento Europeu. Em 2005, foi nomeado senador vitalício, posição normalmente reservada a políticos em fim de carreira.

7 comentários:

CFagundes disse...

Nelson, já se falou da candura da política externa com os eventos na Bolívia. E as alternativas, agora com essa acusação de que a Petrobrás estava irregular?
Amorim espera que, comunicado mais este "desconforto" com as acusações de Evo, o discurso irá se abrandar?

Nelson Franco Jobim disse...

Há uma escalada da radicalização. Lula e Morales se encontram amanhã. Vamos ver no que dá.

Anônimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anônimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Anônimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»