A oito dias do segundo turno da eleição presidencial no Peru, duas pesquisas de opinião dão cerca de 20 pontos de vantagem ao ex-presidente Alan García sobre o candidato ultranacionalista Ollanta Humala, contradizendo uma sondada da Pontifícia Universidade Católica do Peru em que Humala reduzia a distância para apenas oito pontos percentuais.
Nas novas pesquisas, do instituto CPI e da Universidade do Peru, o ex-presidente aparece com quase 60% dos eleitores decididos, enquanto Humala, apoiado pelos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, tem pouco mais de 40%.
Em uma advertência a Chávez, o atual presidente do Peru, Alejandro Toledo, exigiu que o caudilho venezuelano "deixe de intervir na política peruana" e cuide para não "semear tempestades na região".
Outra pesquisa divulgada hoje dá 42,8% para García e 28,6% para Humala. Isto significa que há quase 30% de indecisos, o suficiente para mudar o resultado indicado pelas pesquisas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário