As cinco potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha), reunidas ontem em Nova Iorque, não chegaram a um acordo sobre como tratar o programa nuclear do Irã, suspeito de desenvolver armas atômicas.
Os EUA e seus aliados europeus apresentaram uma resolução exigindo a suspensão imediata do enriquecimento do urânio, com base no Capítulo 7 da Carta da ONU, que prevê até o uso da força. Embora o texto faça apenas uma referência a "outras medidas", a China e a Rússia a consideram dura demais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário