O cessar-fogo na província de Darfur, no Oeste do Sudão, deveria ter entrado em vigor na segunda-feira passada. Mas o massacre de civis inocentes pela milícia muçulmana Janjaweed, apoiada pelo regime islamita sudanês, não parou.
Há 10 dias, o governo e o principal grupo rebelde assinaram um acordo de paz para acabar com uma guerra civil que, em quatro anos, provocou cerca de 200 mil mortes e deixou 2 milhões de refugiados.
O acordo abre caminho para o envio de uma força de paz das Nações Unidas que substitua uma força de 7 mil homens da União Africana, insuficiente para patrulhar uma região do tamanho da França. Mas, na prática, a situação no campo de batalha continua a mesma.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário