domingo, 14 de maio de 2006

Kurt Beck é novo líder social-democrata alemão

O governador (primeiro-ministro) do estado da Renânia-Palatinado, Kurt Beck, é o novo líder do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD, da sigla em inglês). Ele teve 444 votos a favor, 15 contra e houve nove votos em branco numa convenção extraordinária do partido destinada a escolher um sucessor para Mathias Platzeck, que deixou a liderança por problemas de saúde.

Em discurso antes da votação, Beck defendeu as raízes esquerdistas do SPD, um partido de massas criado pelo movimento sindical alemão: "Podemos ficar orgulhosos com o que este partido já conquistou para a Alemanha". Apesar de formar parte da grande coalizão liderada pela primeira-ministra democrata-cristã Angela Merkel, o novo líder afirmou que o SPD deve manter seus princípios básicos como a co-gestão de empresas por empregados e patrões.

Beck também defendeu o aumento da alíquota máxima do imposto de renda de 42% para 45% para solteiros que ganhem mais de 250 mil euros e casais com renda acima de 500 mil euros por ano, aceito pelo governo Merkel.

Numa tentativa de garantir a hegemonia entre as esquerdas, o novo líder social-democrata fez uma declaração de guerra contra o Partido da Esquerda, formada pelos ex-comunistas da antiga Alemanha Oriental e dissidentes da social-democracia, entre eles o ex-ministro das Finanças e ex-líder do SPD Oskar Lafontaine.

Em seu discurso de despedida, Platzeck, o antigo líder, atacou o "populismo de esquerda" e o "fetichismo de mercado da direita".

Um comentário:

Anônimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»