Israel deu prazo até o final do ano para o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla totalmente o atual governo palestino, iniciar negociações de paz. Caso contrário, pretende fixar unilateralmente até 2008 as fronteiras definitivas do Estado de Israel, retirando-se parcialmente da Cisjordânia.
O Hamas, que venceu as eleições legislativas palestinas de 25 de janeiro, nega-se a abandonar a lutar armada, a reconhecer o Estado de Israel e a aceitar os acordos firmados pelo governo palestino anterior, liderado pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Porque o Hamas é considerado um grupo terrorista por Israel, pelos Estados Unidos e pela Europa, o novo governo palestino deixou de receber ajuda internacional do Ocidente e enfrenta sérias dificuldades financeiras.
Só foi mantida a ajuda humanitária através das Nações Unidas, que tentam entregá-la diretamente ao povo palestino, sem a intermediação do governo do Hamas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»
Postar um comentário