A possibilidade de negociações diretas entre os Estados Unidos e o Irã, suspeito de desenvolver armas nucleares, provocaram uma queda de cerca de 1% nas cotações do petróleo. Isto provocou alta na Bolsa de Valores de Nova Iorque e ajuda na recuperação da bolsa de S. Paulo, que teve alta de 0,36%. Mas o índice Bovespa termina maio com queda de 10%. Os papéis da América Latina caíram 15% este mês, a maior queda em dois anos.
Os EUA devem participar das negociações com o Irã até agora conduzidas pela União Européia e a Rússia. A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, deixou claro que a exigência continua a mesma: o Irã precisa suspender o enriquecimento de urânio. Se a república islâmica, quarto maior produtor mundial de petróleo, concordar, aí os EUA estarão dispostos a negociar diretamente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário