quinta-feira, 11 de maio de 2006

Presidente da Bolívia afirma que contratos da Petrobrás são ilegais e inconstitucionais

O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou hoje que os contratos da Petrobrás são "ilegais e inconstitucionais", e que as empresas estrangeiras não terão direito à indenização. Em entrevista concedida em Viena, na Áustria, onde participa da reunião de cúpula da União Européia com a América Latina, acrescentou que os preços do gás serão renegociados.

A Repsol-YPF, maior companhia petrolífera da Espanha e a segunda maior em atividade na Bolívia, depois da Petrobrás, anunciou que pretende recorrer a tribunais internacionais.

A Venezuela e a Bolívia reagiram à declaração do ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sentiu-se "desconfortável" diante da interferência do presidente venezuelano, Hugo Chávez, na estatização do petróleo e do gás bolivianos.

Em nota, a chanceleria venezuelana atribuiu o comentário "à ignorância dos nossos amigos brasileiros" e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, ao "momento eleitoral" que o Brasil vive.

Ao contrário de Chávez e Morales, Lula não foi convidado para a reunião de cúpula alternativa ao encontro oficial de Viena.

4 comentários:

Anônimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

Anônimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anônimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anônimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»