Sob intensa pressão dos Estados Unidos, o presidente do México, Vicente Fox, devolveu ao Congresso uma lei que permitiria a posse de pequenas quantidades de drogas exigindo que "sejam feitas as correções necessárias" para deixar claro que "a posse e o uso de drogas são e continuarão sendo delitos no México".
A lei despenalizaria a posse de até cinco gramas de maconha, meia grama de cocaína e 25 miligramas de heroína. Seu objetivo seria dar mais tempo à polícia para combater crimes mais graves como o tráfico de drogas. Mas os EUA, para onde vai a maioria das drogas contrabandeadas do México, reagiu firmemente, pressionando Fox a não sancionar a lei, como um porta-voz do presidente disse que ele faria.
Os EUA pediram a revogação da lei "urgentemente, para evitar a percepção de que o consumo de drogas seria tolerado no México, além de evitar o turismo para o consumo de narcóticos".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário