Em uma violenta contra-ofensiva depois dos ataques da milícia dos Talebã (estudantes, em pachtune), forças da aliança liderada pelos Estados Unidos mataram mais 80 pessoas no Sul do Afeganistão nesta segunda-feira. A maioria seria supostamente de rebeldes talebã. Mas pelo menos 30 civis foram mortos, informou o governo local. O total de mortos desde quarta-feira sobe para mais de 200.
Um comunicado da coalizão afirma que 20 rebeldes foram mortos na vila de Azizi, em Candahar, principal centro de atuação dos talebã. As mortes de outros 80 rebeldes não estariam confirmadas.
Para o porta-voz das forças americanas, general Tom Collins, os civis morreram porque, quando atacados, os rebeldes tentam se proteger misturando-se com a população.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário