Por 367 votos a favor e 164 contra, a Assembléia Nacional da França aprovou hoje o projeto de lei de imigração proposto pelo ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, apesar dos protestos da oposição, da Igreja e de diversas associações de defesa dos imigrantes. O bloco de centro-direita formado pela conservadora União por uma Maioria Popular, do presidente Jacques Chirac, do primeiro-ministro Dominique de Villepin e de Sarkozy, e a União pela Democracia Francesa votou a favor. Os partidos Socialista, Comunista e os Verdes votaram contra.
O Senado examinará o projeto a partir de 6 de junho.
O projeto dificulta os casamentos mistos e a reunião de famílias, acaba com a legalização da situação de imigrantes ilegais que estejam há mais de 10 anos na França e facilita os processos de expulsão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário